Janete Dias treinadora e mentora especialista em pós-vendas.
Janete Dias
Partindo do princípio que uma empresa é feita de
pessoas e pessoas cometem erros, porque errar é humano, então a necessidade do
relacionamento após a venda.
Sim, estamos sujeitos a errar ao
atender e a errar ao entregar. Nesse caso, ao fazer um contato após a entrega
podemos identificar um erro e corrigi-lo a tempo.
Não existe fórmula para evitar a
perda do cliente, mas podemos estabelecer quesitos e estratégias para não
deixar o nosso cliente experimentar comprar do outro.
Precisamos gerir a nossa
carteira. Estamos tentando gerir clientes que ainda nem conquistamos.
Mas, definitivamente, é a nossa carteira que nos
sustenta.
A lei de Pareto ou o princípio
80/20 diz que 20% da nossa carteira representam 80% dos nossos lucros.
Em nossa carteira temos os
ativos e os inativos. Os ativos precisam ser regados e os inativos precisam ser
aquecidos.
Só nós podemos fazer isso.
Quando realizamos o pós-venda,
temos uma ação e toda ação tem uma reação.
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